fios

Diferenças entre fios

terça-feira, janeiro 18, 2011

Olá pessoas

Desde que postei o primeiro vestido feito com fio de seda tenho recebido vários emails pedindo aonde eu comprei,preços e até o que é seda. Por isso queria falar dos diversos tipos de fios e algumas confusões que fazemos. Faz muito tempo que penso em escrever sobre isso, pesquisei em vários lugares sobre a composição dos fios e coloco abaixo, alem do que pesquisei um pouco da minha opinião e onde uso cada fio.

Rayza Vest
Aqui no Brasil tem muita gente que costuma chamar de seda qualquer fio que tenha brilho, e não são apenas leigos não. Já vi sites de vendas chamando polipropileno de seda. Mas afinal o que é polipropileno?
O polipropileno que é muito comum origina-se de uma resina termoplástica produzida à partir do gás propileno que é um subproduto da refinação do petróleo, tem propriedades o baixo custo,alta resistencia, fácil coloraçao e é amplamente utilizado em embalagens,peças de eletrodomesticos,peças de carros, e muitas outras coisas.

Como exemplo de fios de polipropileno temos o Lisa da Circulo,Rayza e Rayza Vest, Princesa,princesinha,entre outros. Eu particularmente não gosto desses fios pois acho eles "duros" com exceção do rayza vest, alem disso eles não transpiram o que é complicado no nosso clima. Uma vez comprei uns Rayza Vest como experiencia, ele é o mais macio dos polipropilenos que eu conheço, fiz umas peças para mim. Mas se fosse hoje eu faria com outros fios.

Negrinha


Outro fio que é confundido com a seda são os fios de poliamida. A poliamida, ou nylon; nome comercial pelo qual também é muito conhecido. Foi a primeira fibra sintética criada pelo homem. Tem como características a alta resistência a lavagem, resiste ao amarrotamento, baixa absorção de umidade, toque agradável. A grande vantagem da poliamida em relação ao poliéster é o toque mais macio e melhor transpiração.



Alguns fios 100% poliamida: Frapons,Negrinha,Filare, Neone. Muitos fios para trico usam poliamida em sua composição como o Channel da Linea Italia.



Já fiz vestidos,blusas e casaquinhos com o Frapons e negrinha, o caimento e brilho são ótimos. O negrinha por ser mais fino e lisissimo é mais demorado pra trabalhar. O ruim é que a fábrica desses fios faliu, o Filare é similar ao Negrinha, mas ainda não achei algum parecido com o frapons.

Ibiza-63%viscose


 Viscose é uma fibra artificial de celulose, fabricada a partir de cavacos de madeira de árvores pouco resinosas ou do línter da semente do algodão.A viscose é utilizada em malhas, vestidos, casacos, blusas e trajes desportivos. Também conhecido como Seda Javanesa (em mistura com o acetato).
Gosto muito do caimento e brilho dos fios de viscose.Já utilizei  o fio Gelato da Linea italia que é 100% viscose fiz um vestido ficou bem fresquinho.Tem tambem o suzi da circulo que fica ótimo usado com um fio de algodão egipicio. Alem disso a HMarin tem fios com viscose eu ganhei algumas amostras do fio e crochetei para sentir o fio, são muito bons. Como a poliamida a viscose é usada em combinação com outras fibras como por exemplo o fio Ibiza da pingouin com 63% viscose e 37% acrilico. Acho o caimento excelente para roupas em geral, uso muito esse fio e adoro.



Os algodões dispensam apresentações mas vamos lá
Pingouin 1000 duplo


ALGODÃO: Fibra de origem natural vegetal. É talvez a fibra mais utilizada no mundo. Sua qualidade depende da finura, pureza, brilho, cor. É facilmente lavável, fresca, flexível, e não acumula estática. Alguns fios que eu mais uso: camila 1000,camila fashion,Bella, anne,clea,pingouin 1000,etc


Acho os fios de algodão ótimos para cachecois e colares de flores. Gosto muito do clea e camila 1000 nos croches russos. Já o Bella é ótimo em boleros,coletes,casaquetos e em bolsas usado duplo. Uma combinação tambem é usar um fio de Anne ou camila fashion com um de Clea ou camila 1000.

Esterlina 5

ALGODÃO EGÍPICIO: É a fibra de algodão mais nobre do mundo. Sua característica é a fibra longa e fina que proporciona um produto com durabilidade maior e toque superior. Ela só pode ser encontrada nas margens do Rio Nilo no Egito, onde o clima e a fertilização do solo são únicos no mundo. Os fios Esterlina e Mercer crochet são de algodão egipicio. Se voce quer fazer um vestido de algodão vale a pena investir nesse fio, o brilho e caimento são ótimos. Eu uso bastante o esterlina 5.






Bem existem muitos tipos de fios e claro que não vou falar de todos só quis mostrar as principais diferenças entre os mais populares e falei dos fios que mais uso. Falei apenas sobre fios de verão, os fios de inverno são um capitulo a parte.

bjs

You Might Also Like

12 comentários

Like us on Facebook