Vestidos

Vestido de noiva em croche

segunda-feira, abril 27, 2015


Olá pessoas!

Quem me acompanha pelas redes sociais viu várias fotos durante os últimos tempos de pedaços de uma peça em branco, feita com um fio de brilho lindo e muitas ficaram curiosas.
Bem hoje vou mostrar a peça, ou melhor as peças: o vestido da noiva e da daminha que fiz. O casamento foi no sábado(25/04) e eu não postei antes para manter a surpresa.
A noiva é aqui da cidade mesmo e sonhava com um vestido feito de croche, uma amiga me indicou e ela veio conhecer meu trabalho e trocar uma idéia sobre o que ela queria e depois de um tempo acabou fechando a encomenda.
Para chegarmos ao modelo final surgiram várias ideias, algumas coisas ela tinha bem claro em mente:
Queria que a saia fosse ampla e em ponto abacaxi, que o vestido fosse decotado nas costas, que marcasse bem a cintura, que tivesse algum motivo no decote mas não queria flores. 
Foram várias idéias e o fato dele o vestido ser aberto nas costas limitava muitas delas.
Estávamos com um esboço praticamente pronto quando mostrei pra ela um vestido curto em verde e cuja a frente não tinha motivos com flores e sim algo meio geométrico, ela se encantou e perguntou se teria como fazer as costas como ela havia sonhado, pois seria perfeito. E foi ele o escolhido, a partir de uma blusa que era toda fechada no vestido inspiração. Comecei montando a blusa, a parte da frente como falei foi inspirada em um modelo existente, mas totalmente no olhômetro, não tinha gráfico. A saia foi em ponto abacaxi comecei com eles menores e fui aumentando a quantidade de pontos e de abacaxis para que a saia ficasse bem ampla. 
Para o forro a noiva mandou fazer em uma costureira um vestido de cetim com bojo estruturado e saia da largura do vestido e ainda uma anagua de filo para dar estrutura ao vestido e facilitar na hora de andar.
Como o casamento foi realizado em um sitio ela optpu por um peep toe nude de saldo medio e grosso, para não ter problemas ao caminhar. Para o vestido da daminha eu procurei fazer algo no estilo do vestido da noiva porém mais simples: fiz a blusinha toda em ponto alto, com manguinha japonesa, saia ampla em abacaxis e uma fita de cetim arrematada com flores na cintura. O forro foi uma saia de cetim e tule mais comprida que o vestido para ficar armadinho também.
Sobre o fio ele foi feito especialmente para a ocasião, a noiva viu uma seda vegetal da Argentina que eu tinha e se encantou. A partir de uma amostra o fio foi desenvolvido com algumas alterações que pedi como ser um pouco mais fino e mais torcido que a seda argentina. Resultado um fio de viscose maravilhoso de trabalhar e que deixa a peça linda e sofisticada.
Para quem não sabe a seda vegetal como costumam chamar na Argentina é o que chamamos de viscose. Quem esta acostumada a tecer com algodão por exemplo estranha no começo, mas acostuma com o tempo e o resultado compensa. O único porém desse tipo de fio é que ele cede depois de molhado então devemos ter dois cuidados essenciais:
- Tecer com agulha fina, apesar do fio permitir agulha mais grossa nada de cair na tentação para ir mais rápido, pois quanto mais grossa a agulha mais o fio vai trabalhar eu usei agulha 1,5 e 1,75mm
- Molhar a parte tecida de tempos em tempos: eu teço um bom pedaço e molho para que o fio ceda o que tem que ceder e não cresça depois que a pessoa for usar.
E agora estou na torcida para que esse fio seja fabricado e esteja disponível no mercado, pois para quem gosta de fazer peças mais sofisticadas ele é perfeito e temos poucas opções no Brasil. E importar está cada dia mais complicado seja pelo valor do dólar ou pela demora pra mercadoria chegar.
Abaixo as fotos dos vestidos na maneca e na noiva, aliás as fotos do casamento são um show a parte. As minhas ficam só pra registro, mas estão até com vergonha, rsrs
Sobre o trabalho, apesar de ser uma responsabilidade enorme, foi gratificante demais participar de um sonho, poder idealizar um vestido lindo desses, as minhas idéias foram muito bem aceitas. Trabalhar com um fio maravilhoso, tudo que amo. Pois amo croche, mas definitivamente os vestidos são minha grande paixão

bjs
















Aqui voce poderá ver as peças que tenho a pronta entrega.

You Might Also Like

4 comentários

Like us on Facebook