Vestidos

Vestido Mermaid em Viscose

segunda-feira, abril 06, 2015


Olá pessoas!

Já faz um tempo que não posto nada, estava envolvida num projeto grande tanto no tamanho quanto na responsabilidade e assim sem tempo para coisas menores e projetos pessoais. O projeto é um vestido de noiva e assim que passar o casamento irei posta-lo com todos os detalhes. Hoje vim mostrar um vestido que comecei ano passado e entre várias paradas e problemas ele acabou ficando muito tempo em execução. No fim eu não via a hora de termina-lo.
Quando vi esse lindo fio de Viscose no site da Turquia Ice-Yarns me encantei, pois é muito dificil achar fios lisos de viscose nessa espessura, ou eles são super-grossos ou finos demais. Esse tinha a espessura ideal para vestidos. Comprei esse fio em julho do ano passado junto com outras 3 cores, e assim que vi esse amarelo decidi que ia fazer o vestido similar ao Oscar de la Renta, que fiz há algum tempo e sou apaixonada. Nna especificação do site dizia que cada novelo de 50 gramas possuia 500 metros e o pacote tinha 6 novelos, ou seja 3000 metros de fio, quantidade suficiente para um vestido com pontos bem elaborados. Depois de mais de três meses para receber o fio graças aos nosssos serviços de correios, finalmente recebi os fios e comecei logo meu projeto. Porém, ao tecer o primeiro novelo percebi que havia sido enganada, o novelo tinha em torno de 150 a 170 metros e jamais os 500 conforme descrito no site e no proprio rótulo. E além de demorar demais quando compramos algo de fora, o site não tinha mais estoque. Aliás está cada vez mais dificil comprar de sites do exterior tanto pelo dolar nas alturas como pela demora enorme dos nossos órgãos para liberar as mercadorias, parece que fazem de tudo pra que a gente desista de comprar coisas do exterior. Fiquei muito frustrada pois o pouco que havia tecido eu tinha amado e queria demais o vestido. Minha salvação foi uma amiga de croches que havia comprado os fios na mesma ocasião que eu porem em maior quantidade e ela me salvou cedendo 12 novelos, assim eu tinha 18 e podia tranquilamente fazer o vestido. Claro que a essa altura já estavámos em fevereiro de 2015 e parecia que fazia séculos que eu havia começado o vestido e feito somente a parte de cima. 
A primeira vez que fiz esse vestido eu usei esterlina 5 que é mais fino, como esse fio é mais grosso e tambem devido a pouca metragem, eu fiz algumas alterações nos pontos para "economizar" fio. Como fazer duas laçadas ao inves de 3 nos leques do ponto fantasia, como o fio é mais grosso o efeito ficou legal. Também usei o mesmo ponto no corpo todo, no original o ponto do quadril é mais fechado, o que consome mais fio. Também fiz o decote mais aberto por questão de gosto mesmo, achei que fica mais legal de usar no verão. E se eu quiser usar no inverno jogo uma jaqueta de couro e botas. Ainda falta fazer o forro, vou fazer um vestido combinação na cor do vestido em malha fria.
Eu fui postando fotos de pedaços desse trabalho nas redes sociais e muitas me perguntaram sobre o fio: como falei acima eu comprei no site turco Ice-Yarns, o nome era Glanz viscose e não tem mais nenhum desse fio em estoque. Eles costumam lançar fios por temporada e quando esgota os estoques não são respostos. O que mais me chateou foi a metragem ter sido informada errada no site, e apesar de comprar nesse site há anos, não sei se farei de novo. Pois acho muita sacanagem colocar uma informação tão errada.
A viscose também é chamada pelos especialistas de seda vegetal, é um material legal para vestuário porém requer alguns cuidados. O primeiro deles é que o croche tecido com esse tipo de fio "cresce" um pouco depois de lavado. Por isso sempre que faço algo em viscose eu costumo ir molhando a peça pra que não fique mais comprida do que eu quero. Outro detalhe é que por ser muito liso o novelo parece ter vida propria e se desmonta super fácil o que pode dar muitos nós. Para evitar que isso acontecesse eu coloquei dois elasticos no novelo e ia soltando conforme o que precisava. O novelo na verdade já vinha com um elástico por baixo do rótulo para "segurar" o fio, porém na hora de tecer isso não adiantava, depois de muitos nós, me acertei com os dois elásticos, coloquei uma foto no final do post mostrando o meu truque.
Os gráficos que utilizei estão no post anterior desse modelo AQUI








O truque do elástico


Aqui voce poderá ver as peças que tenho a pronta entrega.

You Might Also Like

2 comentários

Like us on Facebook